
O uso da camisinha previne doenças e conscientiza os cidadãos
O brasileiro é, por natureza, um povo festeiro! Durante o ano, o que não faltam são ocasiões para comemorar, curtir e farrear. Mas, no momento da empolgação, não se pode fazer nada de maneira impensada, que possa causar alguma consequência, como por exemplo, sexo sem camisinha. Muitas vezes, o consumo excessivo do álcool faz com que as pessoas se “esqueçam” de se proteger e isto jamais deve acontecer. Sexo seguro, só com camisinha.
O uso do preservativo, tanto masculino, quanto feminino, é a forma mais fácil e prática de se prevenir do HIV e de outras IST’s (infecções sexualmente transmissíveis). Inclusive, ele é o único que protege de ambos.
Vale lembrar que a camisinha não é um produto reutilizável. Após o uso, deve-se descartá-la.
Existem outras formas de prevenção, mas recomenda-se sempre o uso do preservativo. Com o objetivo de informar a população sobre todos os métodos de prevenção do vírus HIV, o Ministério da Saúde criou a campanha #VamosCombinar.
Para ajudar nesta importante divulgação, convidamos a dançarina baiana Lorena Improta, que tem algumas dicas para você se proteger. Lore, como é conhecida, conta com mais de 3 milhões de seguidores em sua conta no Instagram, além de quase 300 mil no Facebook e mais de 1.3 milhão de inscritos em seu canal de dança no YouTube.
Confira o que a Lore tem pra te contar:
Algumas recomendações sobre a camisinha:
Para mais informações, acesse: www.saude.gov.br/vamoscombinar e conheça todas as formas de prevenção e tratamento.