De Safadão a Luiz Gonzaga. Relembre quando o Forró foi trilha de novelas

Lembra de todas elas?

Hugo Gualberto

Segunda, 20/01/20 às 16:33
Atualizado em Segunda, 20/01/20 às 17:21

COMPARTILHE:

Que tal começar a semana recordando um pouco? Entramos no clima do TBT do Safadão, que acontece no próximo sábado (25), em Fortaleza-CE, e resolvemos recordar alguns momentos do Forró. Desta vez nós iremos lembrar de algumas canções que já fizeram parte da trilha sonora de alguma novela e para começar, o próprio Wesley Safadão.

- Mais notícias do Forró

Em 2017 o cantor emplacou sua primeira música em uma novela da Globo e, com isso, realizou um sonho antigo. Ele sempre dizia que um dos medidores para saber que estava realmente fazendo muito sucesso era ter sua música em uma novela da Globo. Pois bem, isso aconteceu com Coração Machucado em A força do querer.

Mas o cantor não parou por aí, no ano seguinte ele emplacou mais uma música em uma novela global. Desta vez a música não era sua, mas sim uma regravação de Vem, meu amor, do Olodum. Ela fez parte da trilha sonora da novela Segundo sol. Ele foi um dos convidados a regravar algumas canções de sucesso da Bahia, onde se passava a trama.

Quem também teve música em trilha sonora e fez um enorme sucesso com ela foi a banda sergipana Calcinha Preta. O grupo, que tem 25 anos de história, teve Você não vale nada em Caminho das índias, tema de uma das personagens mais comentadas da história, Norminha, interpretada por Dira Paes.

Com a música, a banda ganhou um troféu imprensa. O compositor, Dorgival Dantas, recebeu o prêmio ao lado da banda.

E essa não foi a única vez que a Calcinha Preta teve música em uma novela. Em 2015 eles foram destaque mais uma vez com a faixa A dona do barraco, na novela A regra do jogo.

Outra personagem bastante divertida era Suellen, no sucesso estrondoso Avenida Brasil. A personagem teve como trilha sonora a música Correndo atrás de mim, da Aviões do Forró. Assim como a novela e a personagem, a música acabou sendo um grande sucesso em 2012.

Um ano antes o grupo cearense também estava marcando presença na trilha sonora de uma novela, mas desta vez, com uma regravação, da música Ovo de codorna, de Luiz gonzaga. A música esteve na novela Morde & Assopra.

Vale lembrar que, de acordo com Xand Avião, uma de suas grandes inspirações para ser cantor foi Gonzagão, já que ele chegou a morar em Exu-PE, terra do Rei do Baião.

Quem também colocou uma música em novela foi a cantora Solange Almeida, já em sua carreira solo. Assim como Safadão, ela também participou da trilha sonora da novela Segundo sol. Inclusive, a Bahia, estado onde a novela foi gravado, é também onde a cantora nasceu.

E falando em Luiz Gonzaga, não poderíamos deixar de lado a música Xamêgo, do Rei do Baião e que entrou para a trilha sonora de Cordel encantado, novela exibida em 2011 e que tinha uma temática nordestina, incluindo o sertão da região.

E logo após falar de Gonzaga, nada melhor do que falar de uma de suas discípulas. A cantora Elba Ramalho teve música em Gabriela. A faixa Lamento sertanejo, composição do Mestre Dominguinhos, fez parte da regravação da novela global.

O interessante da versão de Elba é que existem diferenças entre ela e a música original, o que deram um tom único.

A novela Roque Santeiro foi um dos grandes sucessos da Globo e um de seus principais personagens era o Senhorzinho Malta. A trilha sonora do personagem também foi um Forró muito conhecido não só dos nordestinos, mas de muitos brasileiros em geral. A música Isso aqui tá bom demais, de Dominguinhos, esteve presente e ainda contou com a participação de Chico Buarque.

Wesley Safadão