Dia da Consciência Negra. A cultura negra está enraizada na música brasileira

Relembre um pouco sobre a cultura afro-brasileira e a música no país

Sua Música

Sexta, 20/11/20 às 11:58

COMPARTILHE:

Nesta sexta-feira (20) é o Dia da Consciência Negra. Todos os  anos esta data serve também para levantar o debate contra o racismo e pela igualdade, que infelizmente, mesmo em 2020, ainda é uma questão muito atrasada na sociedade não só brasileira, mas mundial. E já que estamos falando de música, vamos mostrar aqui alguns dos artistas negros mais ouvidos do Sua Música, mas antes disso, vamos relembrar um pouco da história musical do nosso país.

- Mais notícias

Muita gente não tem muita ciência sobre o tamanho da importância da cultura negra em nossas vidas e em nosso dia a dia. Muito do que consumimos hoje partiu não só da cultura negra, mas da mistura que é o povo brasileiro.

O Forró é um dos ritmos mais ouvidos tanto aqui no Sua Música quanto em todo o Nordeste, mas você sabia que o seu criador era negro, certo? O Rei do Baião, Luiz Gonzaga e autor da primeira música que levava o nome de Forró, era negro, pobre e nordestino. Carregava várias características de pessoas que sofriam muito preconceito na época em que saiu da região e foi tentar a vida no Rio de Janeiro. Alguns dos principais nomes que vieram a seguir também eram negros: Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e muitos outros.

E o Arrocha? Outro dos ritmos mais procurados no Sua Música teve como seu percursor o cantor Pablo, que nos anos 2000, na Bahia, elevou a música que fazia a um gênero musical que ficou conhecido em todo o Brasil

E o Axé? O Axé, desde o termo, já é uma palavra oriunda das culturas negras, utilizada na Capoeira e em religiões afro-brasileiras.

O Brega Funk? O ritmo surgiu na periferia recifense e teve bastante influência da cultura negra local e também na cultura negra dos MCs cariocas que já faziam sucesso desde os anos 80.

Esses poucos exemplos foram apenas para mostrar que a cultura oriunda das pessoas negras faz parte do nosso dia a dia, faz parte da nossa história e faz parte da nossa sociedade de uma forma muito próxima e constante. Devemos exaltar isso não só na data de hoje, mas em cada dia.

É uma pena precisarmos reforçar o quanto atos racistas além de serem crimes graves, não fazem sentido quando todos nós estamos tão integrados a todo tipo de cultura em um país que ao longo dos anos teve tantas mudanças e misturas, é parte da nossa essência.

No dia de hoje, pare e reflita um pouco sobre isso. E aqui no Sua Música você também pode conferir alguns desses artistas que abrilhantam ainda mais a nossa cultura. Nomes como Pablo, Rai Saia Rodada, Aldair Playboy, Priscila Senna e muito mais!

Tags: Forró