Dia do Forró: Viva Luiz Gonzaga!

Rei do Baião completaria 105 anos

Hugo Gualberto

Quarta, 13/12/17 às 15:37
Atualizado em Quarta, 13/12/17 às 20:02

COMPARTILHE:

Luiz Gonzaga poderia ter nascido em qualquer um dos 365 dias do ano, mas o dia do Forró certamente seria exatamente no dia de seu aniversário, como é atualmente, neste 2017 em que o Rei do Baião completaria 105 anos, mas o seu nascimento é mais importante que o próprio ritmo que ele ajudou a disseminar por todo o Brasil e também fora dele.

- Mais notícias do Forró

Muita gente pode discordar, mas sim, Luiz Gonzaga é mais importante que o próprio Forró e tenho motivos para afirmar isso. O primeiro deles é o fato de Gonzaga e o Forró serem praticamente um só. O segundo é que ele não foi apenas um cantor, longe disso. Gonzaga, chamado por uns de "O inventor do Nordeste", foi quem colocou toda uma região no mapa dos brasileiros.

Quando Gonzaga começou a fazer sucesso o Nordeste era esquecido. Ele cantou os problemas da região, como a seca e os problemas políticos. Cantou também os animais, como em "Assum preto" ou "Asa branca", cantou o amor, como em "Amei à toa". Gonzaga cantava o São João, cantava a cultura nordestina, cantava a alegria, a tristeza, as proezas, as histórias e tudo mais que pudesse.

Veja abaixo alguns fatos sobre a vida de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga é o "Inventor do Nordeste", mas também é pai da região. Cuidava como se fossem os próprios filhos. Deu carinho, alimentou, ajudou a crescer e anos antes de partir fazia um pedido para as próximas gerações: "Tratem de unir o povo".

A coroa de rei não foi por acaso, foi o povo que coroou Gonzaga como Rei do Baião, lugar que sempre será dele, assim como o lugar dele na mente de cada nordestino. Viva Gonzaga e viva o Forró!

Tags: Luiz GonzagaForró