Forró é declarado patrimônio imaterial brasileiro

Oficialização acontece pouco antes do "Dia do Forró"

Sua Música

Quinta, 09/12/21 às 16:41
Atualizado em Quinta, 09/12/21 às 16:42

COMPARTILHE:

Nesta quinta-feira (09) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o Forró como patrimônio imaterial brasileiro. Há cerca de um mês nós falamos sobre a possibilidade da conclusão do processo que teve início em 2011. Além disso, o Forró também ganhou o status de Supergênero, por agrupar vários ritmos em um só. Vale lembrar que dentro do Forró temos estilos como o Baião, Xaxado, Arrasta-pé e muito mais.

- Mais notícias

A declaração aconteceu por unanimidade do conselho consultivo do instituto. Com a decisão todo um meio musical sai ainda mais fortalecido. É importante ressaltar que o ritmo percorreu um longo caminho até o momento atual, com uma extensa pesquisa por parte do Iphan, que contou com produções textuais e audiovisuais para materializar a decisão. Nestas produções, foram analisados elementos musicais, históricos e sociais das matrizes tradicionais do Forró.

Na pesquisa feita pelo Iphan também é importante ver uma espécie de oficialização da origem do nome Forró. A origem mais provável é aquela que já é a mais adotada pela maioria das pessoas, onde a palavra é uma derivação de Forrobodó, como eram chamadas as festas e arrasta-pés antigos.

O Forró

A origem do Forró se confunde com a de Luiz Gonzaga, que em 1950 lançou a primeira faixa com "Forró" em seu título, a música Forró de Mané Vito. Apesar disso, em uma entrevista antiga, o próprio Gonzaga e seu parceiro, Humberto, deixam claro que eles não foram os responsáveis por criar o Baião, mas sim por adaptar e atualizar um ritmo que já tinha séculos e vinha da Europa para a realidade brasileira e principalmente do Nordeste do país.

Ainda sobre o ritmo, no próximo dia 13 de dezembro é comemorado o Dia do Forró, em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, que veio ao mundo em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu-PE.

Clique aqui para mais notícias do mundo da música

Tags: Luiz GonzagaForró