
Na nova regra, qualquer segundo é contabilizado
Em 2021, o YouTube Shorts foi lançado globalmente com o objetivo de romper com o tradicional formato de vídeos longos e horizontais, que exigiam o acesso direto à aba de vídeos. Comercialmente, o Shorts surgiu como uma resposta às plataformas que apostam em vídeos curtos, verticais e editáveis diretamente pelo smartphone, com duração de até 60 segundos e abordando os mais diversos temas.
Desde sua criação, o Shorts passou por diversas atualizações para aperfeiçoar a experiência do usuário. Agora, adota um novo modelo de contagem de visualizações: qualquer reprodução, mesmo que de apenas alguns segundos, já é contabilizada, tanto na primeira exibição quanto em possíveis replays.
No entanto, para fins de monetização, ainda é necessário que o vídeo seja assistido por um tempo mínimo relevante. O modelo anterior, agora chamado de Engaged Views (ou "visualizações engajadas"), continua sendo uma métrica importante para a distribuição de receita.
Essa nova abordagem também possibilita uma análise mais precisa da frequência com que os vídeos são assistidos, permitindo comparações com o desempenho em outras plataformas. Com isso, o Shorts se consolida como uma ferramenta para a descoberta de novos talentos, ampliando a visibilidade de criadores e aumentando as chances de viralização de conteúdos criativos.
Agora que você já está por dentro das novidades, aproveite o novo algoritmo e ocupe o Shorts com criatividade e música de qualidade!