Na última quarta-feira (01), o Dia Internacional da Música, o Ministério do Turismo informou que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a cidade de Belém, no Pará, como <b>Capital Mundial do Brega.</b> O reconhecimento faz parte da ação “Conheça o Brasil”, realizada para estimular o turismo interno e valorizar as manifestações culturais do país.A ação inclui uma campanha protagonizada pela cantora <b>Joelma</b>, ex-vocalista da Banda Calypso, que projetou o gênero internacionalmente junto a figuras como Pinduca, Wanderley Andrade, Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro.(image)"É mais um movimento que dá visibilidade à diversidade do Brasil, colocando a capital do Pará como um destino turístico que une música, tradição, gastronomia e história para oferecer experiências singulares a visitantes do Brasil e do mundo", comemora Celso Sabino, responsável pela pasta de Turismo.De acordo com informações divulgadas pelo Ministério, o título foi concedido durante a 123ª reunião do Conselho Executivo da ONU Turismo, em Segóvia, na Espanha. A honraria foi justificada pela<b> importância do estilo</b> “expressão cultural de relevância global, que amplia a visibilidade do Brasil no cenário internacional e reforça a riqueza da capital paraense, já reconhecida mundialmente por sua gastronomia”.A campanha estrelada por Joelma também terá participação de artistas importantes do tecnobrega, como <b>Wanderley Andrade e Hellen Patrícia</b>, e tem objetivos para alcançar diversos públicos no ambiente digital. Serão produzidos conteúdos como <b>“Brega Talks”</b>, série de entrevistas com personalidades locais, e o <b>“Dançar é Brega”</b>, vídeos gravados em pontos icônicos da cidade de Belém.“Essa campanha celebra a força criativa do povo paraense e reafirma o Brasil como um país de culturas vibrantes e singulares. Mais do que um estilo musical, o brega é símbolo de identidade, pertencimento e alegria, e agora, um cartão de visita para o mundo conhecer Belém”, complementa Sabino em nota.