
João Gomes, Mari Fernandez e outros artistas estão voltando com os instrumentos
Nos últimos anos nós vimos muitas mudanças no Forró, uma delas foi a saída dos metais da maioria das grandes bandas. Os instrumentos, que antes eram indispensáveis, ficaram de fora das novas roupagens da maioria das músicas, mas e se te falarmos que em alguns casos eles estão voltando? Isso mesmo! Alguns artistas começaram a trazer os metais de volta para suas bandas e os fãs têm elogiado bastante.
Antes de falar sobre artistas que estão colocando os metais de volta, é importante também falar sobre aqueles que nem chegaram a tirar, como é o caso de Wesley Safadão. Mesmo com o movimento natural da maioria das bandas mudando seus arranjos, o cantor preferiu continuar com o trio de músicos que entrou para o Forró ainda nos anos 80. Confira abaixo um trecho de live recente do cantor.
Os metais sempre foram algo marcante dentro do Forró e para contextualizar, também vamos falar um pouco sobre a história do instrumento dentro do ritmo.
Como a maioria das pessoas devem saber, o clássico trio de Forró sempre foi formado por uma sanfona, uma zabumba e um triângulo, mas nos anos 80 o cantor Jorge de Altinho queria fazer algo diferente e trazer novos arranjos para um de seus CDs, e foi exatamente isso que ele fez, convidou uma orquestra de metais para compor os arranjos das faixas, como no sucesso abaixo.
Na época muitos nomes do próprio Forró tradicional torceram o nariz, afinal, aquilo não poderia ser Forró já que tinha elementos a mais, mas para o público não era bem assim e os novos arranjos, tal qual os metais dentro do Forró, foram um sucesso.
No restante dos anos 80 a ideia começou a ser reproduzida por outros artistas da nova geração, já nos anos 90 foi transformada em um padrão das bandas de Forró Eletrônico, que surgiam com a criação da Mastruz com Leite. Durante os anos 90, anos 2000 e 2010, o incomum no Forró eram novas bandas que surgiam sem os metais.
Nos últimos anos o Piseiro, que nasce como uma modernização da Pisadinha, criada nos anos 2000, volta a estourar e com isso vários artistas começaram a fazer sucesso apenas com a voz e a ajuda do teclado e poucos instrumentos. Bandas que não eram do Piseiro acabaram seguindo a mesma tendência e retiraram os metais, até o momento atual, em que o movimento contrário já começa a acontecer.
Primeiro veio com Zé Vaqueiro, que desde o começo de seu estouro já mantinha um saxofonista que muitas vezes dava o tom das melodias de suas músicas, veja abaixo!
Mas até então isso era visto como um ponto fora da curva, até o momento em que a cantora Mari Fernandez, também do Piseiro, resolveu trazer os metais em seu último CD, que você pode ouvir e fazer o download clicando no botão abaixo!
Escute abaixo uma das músicas do CD que estão com os metais
Outro ponto fora da curva? Talvez, mas nesta quarta-feira (03) o cantor João Gomes, um dos maiores sucessos do Forró em 2021, fez uma live em suas redes sociais para mostrar o novo membro da banda: um saxofonista. Confira um pouco abaixo!
Ele será um membro fixo da banda e fará parte dos arranjos de agora em diante. Existem algumas bandas que são muito famosas pelos arranjos de metais e que têm músicas marcantes com os instrumentos. A dúvida que fica é se este será um movimento natural e em breve todas as bandas voltarão a usar os metais ou se teremos um cenário misto, onde parte dos artistas usam e outros continuam sem. É importante ressaltar que da mesma forma que muitas pessoas amam suas bandas preferidas com os metais, outras pessoas acham que elas ficam melhores sem o trio.
E você, o que prefere?