Rita de Cássia foi um dos nomes mais importantes na história do forró

Cantora e compositora, ela marcou gerações e ajudou a revolucionar o ritmo

Sua Música

Quarta, 04/01/2023 às 11:24

Compartilhar

Não, não é um exagero dizer que Rita de Cássia, que faleceu na última terça-feira (03) por causa de uma fibrose pulmonar, é um dos nomes mais importantes da história do forró. E isso não é apenas naquilo que chamamos de forró das antigas, mas em toda a história do ritmo que teve início lá atrás, com o Rei do Baião Luiz Gonzaga.

- Mais notícias

Não é difícil explicar os motivos que a tornam tão relevante assim. Rita tem mais de 500 composições em sua carreira, boa parte dela foram transformadas em grandes sucessos de bandas e artistas como Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Eliane, Aviões do Forró, Márcia Fellipe e tantos outros. É bem provável que nenhuma outra pessoa tenha tido tanta relevância no forró desde os anos 90.

Pode não ser difícil explicar, mas por muitas vezes é difícil visualizar todo esse tamanho. Rita não tinha um dos rostos mais conhecidos do Brasil ou sequer do Nordeste, sua voz não era a mais reconhecida entre os cantores do forró, mas tudo tinha um pouco do seu dedo. Em sua publicação de despedida da cantora, Ferreira Filho, produtor da Mastruz com Leite, disse o seguinte: "Foi através de suas canções que conseguimos mudar uma concepção de arranjos para o seguimento do forró. Muitas vezes era assim: eu, você e Emanoel Gurgel sentados ao redor de uma mesa só distribuindo músicas para as bandas, com a certeza do sucesso.".

(Reprodução/Instagram @euritadecassia)

Na história do forró tivemos muitos nomes grandiosos e que contribuíram muito. Luiz Gonzaga, o maior de todos, deu início a tudo e levou o ritmo para o mundo. Artistas como Jackson do Pandeiro trouxeram uma nova forma de cantar, não à toa era conhecido como o Rei do Ritmo. A própria Mastruz com Leite também revolucionou o forró, mas com uma grande parcela de ajuda de Rita. Assim como outras bandas dos anos 90 e também grupos que se formaram nos anos 2000.

Rita escreveu verdadeiras obras atemporais. Muitos lembraram de Meu vaqueiro, meu peão, mas como esquecer de uma das obras mais icônicas do forró? Saga de um vaqueiro é uma música digna de filmes, não é só uma composição, é uma verdadeira história completa cantada e ecoada ao longo dos anos. Outras músicas como Barreiras, Dá notícias, Brilho da lua, Tá difícil, Já tomei porres por você e algumas outras centenas que poderíamos citar por aqui também não ficam fora disso. E o que falar de Parabéns, meu amor ? Quantas vezes essa música não fez parte da nossa vida em algum aniversário?

Rita de Cássia foi nome presente na revolução do forró durante os anos 90, mas também foi nome presente em nossas vidas, com músicas que eternizaram momentos importantes e que muitas vezes não se sabia que era uma criação da artista. Infelizmente, nos últimos 30 anos, o reconhecimento que ela recebeu foi muito menor do que o tamanho de sua relevância para o ritmo.

Rita não foi apenas uma cantora ou compositora, mas assim como a Mastruz com Leite, ela também foi um expoente do que viria a ser o forró a partir dos anos 90. Se hoje existem dezenas de músicas marcantes e que carregam a nostalgia de uma geração naquilo que chamamos de "Forró das Antigas", boa parte disso é responsabilidade dela. Dizem que a eternidade não existe, mas só morre aquele que não é lembrado e, com certeza, Rita nunca será esquecida e nem deixará de ter suas músicas cantadas.

Leia também

Um ano sem Rita de Cássia, nome histórico na construção do forró eletrônico

Veja mais

Rita de Cássia
3M
Plays
130K
Downloads

TV SUA MÚSICA

Notícias Relacionadas

Siga também

...
-
00:00
00:00