Sucesso do Forró de Vaquejada ultrapassa décadas

Ritmo sempre esteve presente entre os sucessos do Forró

Sua Música

Sexta, 27/08/21 às 17:08

COMPARTILHE:

Atualmente o Forró de Vaquejada é um dos subgêneros que estão em alta no meio do Forró e até mesmo na temática dentro do Piseiro. Alguns dos nomes que têm fortalecido isso são artistas como Tarcísio do Acordeon, João Gomes, Josué Bom de Faixa e vários outros, mas o estilo está longe de ser apenas uma "modinha" e vamos falar um pouco sobre isso agora.

- Mais  notícias

Para os que se lembram ou curtiram na época, o Forró de Vaquejada dentro do Forró Eletrônico estourou bem no começo dos anos 2000, quando um dos maiores nomes surgiu, o cantor Kara Veia. O alagoano é, até hoje, uma referência para qualquer um que tenha alguma inspiração ou queira cantar Forró de Vaquejada, não à toa recentemente Tarcísio lançou um CD cantando músicas do ídolo e o próprio João Gomes já declarou ter ele como uma de suas inspirações.

Na época o estilo era uma febre e várias outras bandas surgiram nos mesmos anos e nos anos seguintes. Nomes como Arreio de Ouro e Mano Walter foram aparecendo e, por anos, foram duas das novas referências.

É claro que muito antes dos anos 2000 ou até mesmo dos anos 90 nós já tínhamos o que depois seria conhecido como Forró de Vaquejada, seja em seus aboios ou nas músicas propriamente ditas.

É importante lembrar que o próprio Luiz Gonzaga já trazia a temática do vaqueiro em suas músicas, como na música abaixo, uma de suas mais famosas.

Por algum tempo o Forró de Vaquejada esteve em um momento mais abaixo, depois do enorme sucesso das bandas citadas e de tantas outras nos anos 2000 e apesar de cantores como Mano Walter terem estourado no país, ele já mesclava muitos ritmos, apesar de continuar sendo uma referência.

Mas como o ritmo está sempre envolvido em vários ciclos no meio do Forró, antes de voltar com tudo nos últimos anos ele também tinha aparecido novamente em 2018, quando em um certo momento do ano quase todas as bandas e artistas estavam lançando músicas e CDs com uma temática  de vaquejada, como no Diferente não, estranho, de Wesley Safadão, que você confere clicando no botão abaixo.

BAIXAR CD COMPLETO

Safadão é apenas um exemplo dos vários artistas que apostaram no Forró de Vaquejada na época. A diferença é que quando o ritmo voltou com força em 2018, ele não sumiu como nos anos anteriores, mas continuou por ali até ganhar uma força ainda maior em 2020 e agora em 2021, tendo Tarcísio do Acordeon como uma das referências e nomes como Yury Pressão despontando pelo Nordeste.

Tarcisio do Acordeon