Você sabia? Curiosidades sobre bandas, artistas e Carnaval

Forró Elétrico? Maior bloco do mundo? Confira!

Sua Música

Sábado, 02/03/19 às 13:25

O Carnaval chegou e nós resolvemos falar sobre algumas curiosidades da maior festa popular do mundo e das bandas que estão no Sua Música e que ano após ano também fazem parte da folia. Você sabe qual foi a primeira banda de Forró a tocar em um trio no Carnaval de Salvador? E quem criou o Forró Elétrico? Vem com a gente!

- Mais notícias

Forró no Carnaval de Salvador

Você pode pensar em Aviões do Forró, Garota Safada e muito mais, mas a primeira banda de Forró a se apresentar em cima de um trio elétrico no Carnaval de Salvador foi a Mastruz com Leite. Isso mesmo. A banda mãe do Forró também foi pioneira em levar o ritmo ao Carnaval baiano.

Isso aconteceu lá em 1995 e de lá para cá as portas foram abertas para outros artistas e bandas. Relembre no vídeo abaixo.

Forró Elétrico

E o Forró Elétrico? O Forró Elétrico virou uma verdadeira febre nos anos 2000 e 2010. É difícil existir uma banda ou artista que não tenha sua versão elétrica, mais agitada e num ritmo bem propício para o Carnaval.

Isso começou em 2005, quando a Saia Rodada lançou o projeto Saia Elétrica. A ideia era que o número de shows da banda aumentasse durante as festividades de Carnaval, já que costumava ser um período mais ocioso. Relembre abaixo.

40 anos de Carnaval

Sabe qual é o artista que está no Sua Música e participa do Carnaval há mais tempo? É Bell Marques. Neste ano de 2019 ele completa 40 anos da primeira vez que tocou em um trio elétrico no Carnaval de Salvador. Ele também completa 30 anos do Bloco Camaleão, um dos mais tradicionais na festa baiana.

As maiores festas?

As festas de Carnaval reúnem milhões de pessoas pelo Brasil. De acordo com o Guinness Book, o Galo da Madrugada é o maior bloco de Carnaval do mundo, com uma média de dois milhões de pessoas por edição. Já em Olinda, durante os dias de folia, mais de três milhões de foliões subiram e desceram as ladeiras em 2018.

Já em Salvador, na Bahia, de acordo com informações oficiais, quase dois milhões de pessoas pularam e se divertiram com vários trios elétricos em cada um dos dias de folia.

Outro que chama a atenção é o Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro. De acordo com informações, cerca de dois milhões de pessoas participaram da última edição do bloco.

Tags: Variados