Fuzuê e Furdunço abrem as festividades do Carnaval de Salvador

Pré-Carnaval de Salvador deve reunir um milhão de pessoas nesse fim de semana

Erica Cotta

Quarta, 31/01/18 às 15:51

Pegue uma pitada de ansiedade pela folia momesca, acrescente um pouco de banda de sopro e percussão, famílias, pranchões e leve ao forno com pagode baiano e música eletrônica, aí você terá o pré-Carnaval de Salvador, que tem início no próximo sábado (3). Serão dois grandes eventos gratuitos antes do início oficial da festa: o Fuzuê e o Furdunço. A estimativa é que mais de um milhão de pessoas participem das festas de pré-Carnaval.

Com início previsto às 16h deste sábado (3) e sem hora para acabar, o Fuzuê levará, para as ruas dos bairros Barra e Ondina, o clima dos antigos carnavais, com famílias reunidas, fantasiadas e acompanhando o desfile de grupos culturais. Pelo menos 31 bandinhas de sopro, percussão e batucada estão cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e farão a festa no circuito Orlando Tapajós, com saída na altura do antigo Clube Espanhol. O desfile inicia com a Banda da Guarda Municipal, seguido por Tio Paulinho.

(foto: Valter Pontes/Secom Salvador)

A tarde segue com as apresentações Oficina de Frevos e Dobrados, Bloco de Aleitamento Materno, Grupo Cultural Mandu, Grupo Folclórico Zambiapunga, Burrinhas de Taperoá, Careta Tradicional de Acupe, Caretas de Cairu, Grupo Folclórico Gongos Congos de Cairu, Ed Bala e Fanfarra Mágica, dentre outras.

No domingo (4), o Furdunço começará também às 16h, no Circuito Orlando Tapajós. São aguardados os desfiles de Wilson Café, Jau, Armandinho, Dodô e Osmar, Bailinho de Quinta, Duas Medidas, Batifun e BaianaSystem, que tradicionalmente encerra a noite dos pré-carnavalescos. Ao todo, 41 bandas animam o movimento. O Furdunço também volta a ocorrer no dia oficial da abertura do Carnaval, na quinta-feira (8), no Circuito Dodô (Barra-Ondina).

Tags: Axé